Com o objetivo de tornar o aprendizado cada vez mais fácil, o Google investe constantemente no desenvolvimento de ferramentas que têm como foco o setor educacional. O Google Sala de Aula é parte integrante da plataforma G Suite for Education, que oferece todas as funcionalidades dos aplicativos do Google (como Gmail, Drive e Hangouts) para escolas e universidades.
Com a ferramenta, professores e estudantes podem usar recursos novos para tornar o ensino mais produtivo. O Google Classroom tem uma funcionalidade de criar e manter turmas no ambiente digital. A plataforma está disponível para as instituições de ensino cadastradas no sistema G Suite for Education. Veja a seguir 6 ferramentas da plataforma que você não deve perder:
Criar uma turma
Para criar a sua primeira turma no Google Sala de Aula, basta clicar no botão com o símbolo de adição no topo. Nas telas que surgirem a seguir, você deve nomear a sua aula e categorizá-la adequadamente. Os seus alunos serão capazes de encontrar a sua turma e entrar no sistema por meio do código que o Google Classroom vai gerar. Também é possível convidar seus alunos usando o endereço de e-mail deles.
Lançar comunicados
A tela principal do Google Classroom é muito parecida com uma rede social. Através dela, é possível postar comunicados que se tornam visíveis para todos os alunos que fazem parte daquela turma. Esses “posts” podem incluir links externos, vídeos do YouTube e até anexos do Google Drive. É a ferramenta perfeita para comunicados e avisos rápidos que precisam ser vistos por toda a turma.
Criar avaliações
Todo o potencial produtivo do Google Sala de Aula fica claro uma vez que abrimos a página da turma pela primeira vez. Por meio dessa tela, é possível enviar avaliações ou trabalhos para a turma com descrições e data e hora de prazo. Cada publicação deste tipo pode incluir anexos (inclusive arquivos que estão no seu Google Drive) ou links externos. Também é possível criar uma mesma tarefa para mais de uma turma.
Receber trabalhos
Do lado do aluno, esse processo também é intuitivo e facilitado. Quando eles terminarem a tarefa e precisarem enviá-la, farão tudo isso a partir daquela mesma tela do Google Classroom. Todas as tarefas possuem um botão de envio de arquivo, que os alunos deverão usar para entregar o trabalho. Essa funcionalidade também aparece no Google Drive, quando o aluno estiver realizando sua tarefa.
Organizar seu material
Para trabalharem de maneira produtiva, os professores precisam manter os seus materiais bem organizados. Ao contar primariamente com o ambiente digital do Google Drive, associado ao Google Sala de Aula, é possível ter todos os seus arquivos bem categorizados e separados. Eles ficam divididos em pastas com os nomes das turmas, o que facilita na hora de buscar um material específico. Os alunos também contam com uma funcionalidade equivalente, tendo seus arquivos organizados em pastas com os nomes das aulas.
Otimizar a comunicação
Alunos e professores precisam de boas ferramentas para se comunicarem. A tela principal do Google Classroom estimula esse contato, permitindo que seja possível publicar mensagens e direcioná-las a grupos de alunos específicos. Além disso, o professor pode responder ao envio de trabalhos e avaliações por meio de mensagens que são direcionadas aos autores. Isso possibilita o envio de feedbacks particulares a respeito do que é produzido.
O Google Sala de Aula tem recursos capazes de revolucionar a forma como professores e alunos interagem com o conteúdo. De que maneira você acha que todas essas funcionalidades podem fazer a diferença na sua instituição de ensino? Deixe um comentário com as suas ideias!
Fonte: Qi Network