Quando falamos em bem estar e saúde mental, qual a primeira coisa que te vem à cabeça? Provavelmente você não pensou em um abraço, mas a prática de abraçar (e ser abraçado) tem muitos benefícios para a saúde, além de ser uma excelente forma de nos expressar e de comunicar os nossos sentimentos a outras pessoas.
Nessa segunda-feira, 22, se comemora o Dia do Abraço. A data surgiu em 2004 com a campanha Free Hugs (abraços grátis, em português), criada por um australiano que queria chamar a atenção para a importância do gesto, que tem inúmeros benefícios psicológicos.
Listamos cinco razões para você acreditar que um abraço pode ser a melhor coisa que você pode fazer por você e pelos outros hoje.
1 – Melhora o humor
Um abraço aumenta a produção de serotonina, dando para as pessoas envolvidas a sensação de felicidade. Além disso, aumenta a segurança e a autoestima.
2 – Diminui a irritação
O abraço estimula a circulação sanguínea, eliminando toda a tensão do nosso corpo, nos deixando mais relaxados e dispostos a enfrentar situações de dificuldade.
3 – Fortalece a empatia
O ato de abraçar nos deixa mais próximos das pessoas com quem nos relacionamentos, facilitando a nossa capacidade de compreender as atitudes do outro e as situações pelas quais o outro está passando.
4 – Reduz o estresse
Abraçar também é uma forma de se comunicar com outras pessoas, além de trazer benefícios para a saúde, como a redução do estresse e aumentando a sensação de bem estar.
5 – Ajuda a controlar a pressão arterial
Quando abraçamos, nosso sistema nervoso libera uma substância chamada oxitocina, que ajuda a regular a pressão arterial e também é conhecida como o hormônio da felicidade.
Fonte: Razões Para Acreditar